terça-feira, 23 de abril de 2013

RELATO >>> CREATINA

Marombas queriidosss...
Vamos falar da tal creatina?? :)

Bom... Já malho há 8 anos e e de uns 4 à 5 anos pra cá a creatina vem sendo muito falando nesse meio de musculação. Porém eu nunca havia tomado até o meu nutricionista Bruno Brown ter passado. E a primeira coisa que eu perguntei a ele foi: VOU FICAR CHEIA DE CELULITE??? hahaha.Pois sempre ouvi flr, que a creatina dava celulite devido a retenção de líquido e blábláblá.

Vamos falar um pouquinho dela para melhor entendimento.

O que é a CREATINA?

Creatina é uma substância composta de 2 aminoácidos (glicina e arginina) que é produzida em nossas células.Ela possui uma característica especial: é a principal molécula de ressíntese de ATP, o que significa que quando sua concentração é aumentada pela suplementação, a ressíntese de ATP é mais eficiente e a recuperação mais rápida.
Trata-se de uma substância encontrada naturalmente no nosso organismo e que ajuda a fornecer a energia utilizada para movimentar os músculos, particularmente os movimentos mais rápidos e súbitos (típicos da maioria dos esportes). Cerca de 95% da creatina do organismo encontra-se nos músculos esqueléticos, e o restante está distribuído especialmente no coração, no cérebro e nos testículos. A Creatina é uma amina, normalmente encontrada em alimentos de origem animal, sintetizada no fígado, rins e pâncreas a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina. A creatina, na forma de fosfocreatina e ATP supre a maior parte da energia para exercício máximo de curta duração. Quando a reserva de creatina nos músculos sofre depleção, a síntese de ATP é impedida e a energia não é fornecida na velocidade necessária para o trabalho muscular. A suplementação de creatina eleva os níveis desse composto no músculo e facilita a regeneração da fosfocreatina, que por sua vez regenera ATP.

Benefícios da Creatina:

A creatina melhora a performance dos atletas em exercícios de alta intensidade e proporciona aumento de músculos. Usar essa substância não constitui doping. Pesquisas realizadas nos últimos anos descobriram que o corpo humano é capaz de armazenar mais creatina do que normalmente consumimos numa dieta normal (indivíduos normais produzem cerca de dois gramas de creatina por dia no fígado, rins e pâncreas). Através do saturamento de creatina, o músculo se torna mais forte e se recupera mais rapidamente de esforços físicos. A creatina também aumenta o volume muscular por atrair água para dentro da célula, talvez por sintetizar proteína mais rapidamente e evitar a sua quebra.

Como tomar a creatina?

Baseado nas pesquisas científicas é possível chegar a uma faixa: doses diárias de 3 a 10 gramas de creatina são seguras e eficientes. E o melhor, sem efeitos colaterais. Misturada com bebidas, como: suco de frutas, shakes pós treino, chás...

  • Atletas iniciantes e intermediários: recomendamos uma dose diária de 3 a 6 gramas
  • Atletas avançados: recomendamos uma dose diária de 5 a 10 gramas
De acordo com o pesquisador e médico Dr. Tácio Pessoa de Souza Júnior, deve-se consumir a creatina após o treino com algum carboidrato de alto índice glicêmico. 
Já o médico Nutrólogo, Dr Euclésio Bragança, garante que indíviduos com problemas renais, devem SIM evitar o uso da creatina, pois ela é convertida em creatinina e é excretada pelos rins e o excesso de creatina, obtida pela suplementação, sobrecarregaria os rins.

É preciso fazer a ''Saturação''? 

Não. Pesquisas recentes comprovaram que você consegue a mesma concentração muscular de creatina sem passar pela fase de saturação. Basta tomar sua dose todo dia. Além disso, a maioria dos efeitos colaterais da creatina, como os desconfortos estomacais e diarreia, acontece durante a saturação, pois na fase de saturação pessoas utilizavam dosagens altas (10 à 30g por dia).

Diferença: Creatina Monoidratada & Creatina Monoidratada Micronizada.

Creatina monoidratada foi a primeira forma a surgir no mercado e hoje podemos dizer que é a mais confiável também, já que a maioria absoluta das pesquisas científicas foram e são feitas com a monoidratada, que nada mais é que creatina ligada à água.

creatina monoidratada micronizada é uma forma mais refinada da creatina monoidratada. Ela é mais solúvel em água e mais fácil de misturar. A diferença entre a micronizada e a normal é mais ou menos a mesma diferença que existe entre o talco e a areia.A creatina micronizada é muito recomendada para pessoas que sofrem de irritação estomacal ou intestinal com o uso da monoidratada normal. Ela também é recomendada para quem gosta de praticidade e não tem muita paciência para dissolver a creatina normal.
PERGUNTAS FREQUENTES:

Preciso tomar mais água mesmo?

Sim! Isso é bastante recomendável. Não precisa ser muito mais do que você está acostumado. Cerca de meio litro de água além do que você toma normalmente por dia já vai ajudar na hidratação dos músculos e na adaptação do seu corpo.

A creatina vai me ajudar a ganhar massa muscular?

Sim, se esse é seu objetivo. Para isso você deve aumentar o consumo de calorias, especialmente de proteínas.
Entre outras ações, a creatina hidrata os músculos com água, e um músculo totalmente hidratado consegue trabalhar por mais tempo, além de se recuperar dos treinos mais rapidamente. Isso permite que você treine mais forte e veja resultados mais rápido.
Pode fazer o uso da creatina sem intervalos?
Claro que não. É necessário um intervalo de mais ou menos 1 mês.
Creatina x Celulite:
Pra começar. A creatina retém líquido intra muscular e a celulite é causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. O que a creatina faz é a retenção de líquido, ou seja, vc se ente mais inxada e por isso vai achar que está com celulite e tal. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Lembrando que não adianta você tomar a creatina e até mesmo outros suplementos,sem ter uma dieta adequada e adaptada para seu organismo, vai ser dinheiro gasto e perda de tempo.

MEU RELATO: 
Amores, eu to AMANDO a creatina... Não tive nenhum resultado negativo com seu uso. Tomo 5g diárias após o treino misturado com meu shake (whey, malto, agua e a creatina). Faço a dieta certinha e evito o máximo ter refeições lixos que poderiam atrapalhar todo o meu suor até aqui. Acho que tudo tem q ser muito avaliado de acordo com seu organismo, ou seja, como ele irá reagir com o uso dela.
Olhem uma foto e veja o que acham.




ESPERO TER AJUDADO AMORES.
BEIJO! =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário